Objetivos
• Expressar valores, necessidades e desejos individuais.
• Perceber os valores do grupo.
• Conscientizar que a satisfação pessoal também é composta pelo bem- estar coletivo.
Desenvolvimento
1. Entregar as Lâmpadas aos alunos e dizer que eles têm direito de fazer um pedido e que escreva seu pedido dentro da lâmpada.
2. Na medida em que os alunos forem entregando as Lâmpadas, fixá-las na lousa de acordo com os seguintes critérios:
• Pedidos feitos em benefício próprio;
• Pedidos feitos em benefício de outro;
• Pedidos feitos em benefício da coletividade.
Esses critérios devem permanecer desconhecidos para o grupo.
3. Quando todos os pedidos tiverem sido apresentados, é solicitado ao grupo que tente perceber qual foi o critério adotado para agrupamento.
4. Analisar com o grupo qual agrupamento recebeu o maior número de pedidos e destacar a importância de todos os pedidos, pontuando o fato de que a satisfação pessoal também é composta pelo bem-estar coletivo.
Avaliação: Esta atividade recebeu uma adaptação da original.Demonstrando a tendência de se fazer um pedido em benefício próprio. Raramente foram feitos pedidos em benefício do outro, menos ainda em benefício da coletividade.O ilustrado no cartaz é um dos raros pedidos: “Que todo mundo seja feliz e que vá para a igreja”. Os pedidos em benefício do outro são: “Desejo que minha avó volte a andar” e “Desejo uma família unida”.
0 comentários:
Postar um comentário