(Minha autoria)
Objetivos:
• Identificar os principais preconceitos existentes em relação à raça e gênero.
• conscientizar os alunos que as construções de idéias preconceituosas Têm influência cultural.
Desenvolvimento:
1. Apresentar aos alunos fotos de criança negra, indígena e branca menino (e menina).
2. Indagar sobre qual a primeira idéia que surge sobre cada uma delas (suas características). Secretário.
3. Indagar sobre o que acham que essas crianças vão se Tornar adultas ao Serem. Secretário.
4. Relacionar cada fotografia como características apresentadas pelos alunos.
5. Registrar na lousa as Possibilidades: Jogador de futebol, desempregado, empresário e ladrão.
6. Solicitar aos alunos que associem cada Possibilidade acima com cada uma das crianças.
7. Destacar os preconceitos existentes em suas respostas ea Possibilidade de "desconstruir" esses preconceitos.
8. Diferenciar Através de exemplos práticos o que é que fazer natural e cultural.
9. Refletir sobre exemplos da vida diária de pessoas negras que se destacaram e de pessoas brancas que Vivem às margens.
10. Destacar a questão do preconceito aos índios em relação, destacando uma sua forma de viver e os seus valores.
Eis uma amostra do nossos pensamento dos alunos:
Avaliação: De um modo geral, os alunos atribuíram características pejorativas uma criança negra e indígena e os papéis de ladrão ou desempregado para os mesmos. Em contrapartida, as características positivas foram atribuidas às crianças brancas. O preconceito em relação ao gênero também ficou evidente, pois atribuíram o papel de jogador para o menino.
Os alunos tenderam a foto do menino branco depreciar às alunas em oposição, revelando aí outro preconceito: de não poder achar outro homem bonito.
0 comentários:
Postar um comentário