sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Descontruindo Preconceitos

Segunda (Minha autoria)


Objetivos

• Desconstruir conceitos pejorativos em relação à cor preta.

• Atribuir novos conceitos através de associações a cor preta.

• Reconhecer o significado das cores através do uso do dicionário.

• Identificar o preconceito existente no próprio vocabulário.

Desenvolvimento:

1. Escrever na lousa os nomes: preto, branco e índio.

2. Solicitar que associem cada nome a uma idéia que surja na mente. Exemplificar: vermelho – sangue.

3. Distribuir os dicionários e após orientação sobre a forma de consultar (para os que apresentam dificuldade), solicitar que encontrem o significado de cada nome.

4. Relacioná-los na lousa, identificando os aspectos positivos e negativos de cada cor encontrada no dicionário.

5. . Sugerir através de um exemplo que construam novos conceitos para as cores.

Preto noite descanso PAZ

Avaliação: Inicialmente os alunos tiveram dificuldade em atribuir uma característica positiva a cor preta, mas algumas associações interessantes foram realizadas:

Feijão – Saboroso

Carvão – Churrasco – amigo – Amizade

Café – Aroma

Noite _ Beleza

Coca cola – Refrescante

Roupa – Elegante

Pessoas negras - demoram a envelhecer -Juventude

0 comentários: