Segunda (Minha autoria)
Objetivos
• Desconstruir conceitos pejorativos em relação à cor preta.
• Atribuir novos conceitos através de associações a cor preta.
• Reconhecer o significado das cores através do uso do dicionário.
• Identificar o preconceito existente no próprio vocabulário.
Desenvolvimento:
1. Escrever na lousa os nomes: preto, branco e índio.
2. Solicitar que associem cada nome a uma idéia que surja na mente. Exemplificar: vermelho – sangue.
3. Distribuir os dicionários e após orientação sobre a forma de consultar (para os que apresentam dificuldade), solicitar que encontrem o significado de cada nome.
4. Relacioná-los na lousa, identificando os aspectos positivos e negativos de cada cor encontrada no dicionário.
5. . Sugerir através de um exemplo que construam novos conceitos para as cores.
Preto noite descanso PAZ
Avaliação: Inicialmente os alunos tiveram dificuldade em atribuir uma característica positiva a cor preta, mas algumas associações interessantes foram realizadas:
Feijão – Saboroso
Carvão – Churrasco – amigo – Amizade
Café – Aroma
Noite _ Beleza
Coca cola – Refrescante
Roupa – Elegante
Pessoas negras - demoram a envelhecer -Juventude
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário