segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Emocionômetro

        Adaptei esta dinâmica que é bastante simples, mas serve como uma parada para identificar os sentimentos atuais de cada aluno, bem como de sensibilizá-los para o respeito ao sentimento do grupo e encontrar uma solução para possíveis dificuldades individuais ou do grupo.Além de incentivar o reconhecimento que os sentimentos são passíveis de mudança e que podemos ter o controle sobre os mesmos.
        
         Pensei que iria dar uma "mancada" ao propor esta atividade aos alunos mais velhos, contudo como eles sempre nos surpreendem, foram nestas turmas que encontrei mais entusiasmo.
         Desenhei algumas carinhas na lousa e pedi para que os alunos identificassem quais sentimentos estavam representando seus sentimentos: alegria, tristeza, normal, medo, raiva... Em seguida, solicitei que cada aluno escrevesse seu nome na carinha que estava representando o seu sentimento naquele momento e que justificasse o motivo.
         Alguns resistiram em expor os seus motivos, porém a maioria participou e o mais interessante era quando tentavam achar uma solução para o problema do colega. Esta simples atividade colocou em prática o exercício de vários valores, tais como, respeito, companheirismo, solidariedade, amizade, tolerância e união.
         

0 comentários: