domingo, 27 de setembro de 2009

É importante perguntar????

    Com frequência muito de nossos alunos não conseguem alcançar o objetivo de uma atividade, porque têm "vergonha" de perguntar. Esta atividade objetiva favorecer o acesso e a consolidação do conhecimento, através do estímulo ao ato de perguntar.

         Inicialmente realizei uma pesquisa prévia com os alunos sobre quais fatores consideravam importantes para adquirirmos o conhecimento.Após apontarem o ato de perguntar como um desses fatores, propus a seguinte atividade:
  • Solicitar que os alunos realizem um desenho sugerido passo a passo pelo professor, mas que não possam fazer perguntas.
  • Solicitar que desenhem a mesma figura, agora podendo fazer todas as perguntas que desejarem.
  • Expor a turma os desenhos.
  • Apresentar o desenho original e solicitar que julguem qual deles ficou mais próximo ao original.
  • Facilitar a comprensão que a pergunta é necessária para atingirmos uma aprendizagem. Aqui uma amostra do resultado:
     DESENHO ORIGINAL












 DESENHO SEM PERGUNTAS









DESENHO COM PERGUNTAS

0 comentários: